Dia 3 de agosto é uma data marcante para a história de Vitória de Santo Antão, mata sul do estado de Pernambuco. Essa data é o marco da famosa batalha das tabocas, onde todos os anos acontecem diversas atividades no feriado municipal. Algumas delas são, a tradicional corrida das tabocas, que já está em sua 40ª edição, a missa campal que normalmente é celebrada polo pároco da Matriz de Santo Antão, padroeiro da cidade.
Nos últimos três anos com a chegada do novo administrador paroquial, o padre Rosivaldo Pontes, na paróquia de Nossa Senhora de Fátima, a cidade tem mais um motivo para comemorar no dia 3 de agosto. A caminhada ecológica da família arrasta centenas de pessoas em um trajeto de pouco mais de 11km, que sai da frente da igreja, no bairro de Água Branca, até o monte das tabocas.
Durante o percurso, são cantados louvores a cristo e a santa padroeira, também é feita a recitação do santo terço e ainda são plantadas mudas de árvores pelo caminho, até a chegada ao monte. No final da caminhada, já no monte das tabocas, o padre faz um intervalo de 30 minutos para a reidratação do sacerdote e dos fiéis, em seguida é celebrada a santa missa, simbolizando o fim da caminhada.
A caminhada está prevista para sair da frente da igreja de Nossa Senhora de Fátima, no bairro de Água Branca, em Vitória, às 5 horas da manhã em ponto, estratégia adotada pelo padre Rosivaldo, para que as pessoas possam apreciar o nascer do sol e também para evitar que todos possam receber o sol mais forte com o passar das horas. Camisas estão sendo vendidas na secretaria da paróquia ao preço de 10 reais, toda renda será convertida para a construção da capela de São Francisco de Assis, na comunidade de Dois Terreiros. Este ano, terá uma participação especial dos amigos do pedal, que prometem ir em comboio de aproximadamente 100 ciclistas pedalando junto com quem vai caminhando.