Nome histórico no PT, o ex-prefeito do Recife, se filiou nesta sexta-feira (6) ao PCdoB, no último dia útil da janela partidária. Seu novo partido é aliado de primeira hora do PSB, do qual ele já foi cotado para concorrer a vice na chapa do governador Paulo Câmara (PSB). Divergências internas no PT sobre a candidatura em Pernambuco o levaram a pedir o afastamento temporário das discussões da sigla, que se concretizou na confirmação da sua saída nessa quinta (5).
“Eu disse ontem aos companheiros do partido que fizeram um apelo, um documento pedindo para que, no momento que nós estamos vivendo, eu não deixasse o partido, mas eu disse a eles ‘olha, do fundo do coração, hoje eu acho que eu posso contribuir mais com o PT, com a luta de Lula, no PCdoB, o Partido Comunista do Brasil”.
João Paulo estava acompanhado da presidente nacional do partido, a deputada federal Luciana Santos, o ex-prefeito de Olinda Renildo Calheiros e do vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira.
O ex-prefeito era um dos nomes do PT para que a sigla apoiasse o PSB, mas enfrentava resistências internas. O PT mantém pré-candidaturas ao governo do Estado como da vereadora do Recife Marília Arraes. Uma candidatura do PT favorece o projeto da oposição de levar a eleição para o segundo turno.
João Paulo foi prefeito do Recife por dois mandatos, entre os anos de 2001 e 2008. Em 2010, elegeu-se deputado federal. Em contrapartida, o ex-prefeito sofreu depois três derrotas eleitorais seguidas em 2012, 2014 e 2016. Isso estimularia João Paulo a buscar uma chapa competitiva para disputar a eleição deste ano.
Blog de Jamildo
Foto: Cássio Oliveira / Especial para o JC Imagem