Estimular a religiosidade como ferramenta para o processo de ressocialização. É com esse propósito que a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) inaugurou, na tarde desta terça (03/04), o primeiro espaço ecumênico do Presídio de Vitória de Santo Antão (PVSA), Agreste do Estado. O objetivo é acomodar no espaço 80 reeducandos, independentemente do segmento religioso escolhido.
A entrega do espaço, em meio a orações e músicas, contou com a presença do secretário-executivo de Ressocialização, Cícero Rodrigues; do gerente do PVSA, Emanuel Lima; do promotor da Vara de Execuções Penais, Marcellus Ugiette; além de padres e pastores das seis igrejas parceiras na ação (Anglicana, Assembleia de Deus, Pastoral Carcerária, Testemunhas de Jeová, Universal e Batista de Ponta de Pedra (Goiana). “Nossas portas estão sempre abertas para essas parcerias do bem. Esse espaço é para que possam recuperar a alma e acreditem cada vez mais em vocês mesmos porque eu já acredito”, concluiu o secretário Cícero. Estiveram presentes também demais servidores do PVSA, outras unidades prisionais e Seres (sede).
A construção do local durou nove meses e contou com a mão de obra de oito reeducandos. Em frente à quadra de esportes, o templo, com 70 metros quadrados, acolherá detentos como Alex Gonçalves de Barros, 36 anos, há três no sistema penitenciário. “Deus ainda opera aqui dentro apesar das coisas abomináveis que praticamos. Não tem como ficar aqui sem orar”, garante.