Em Vitória, falta de professores prejudica alunos da rede municipal

A falta de professores tem sido um problema enfrentado por alunos da rede municipal de ensino de Vitória de Santo Antão. Sem o quantitativo de profissionais suficiente para atender as demandas das escolas, alunos não estão tendo aulas e passaram a largar mais cedo, prejudicando as áreas de Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Em levantamento realizado pelo Blog Nossa Vitória, entre as unidades educacionais que estão enfrentando o problema estão: Colégio Municipal 03 de Agosto, Escola Municipal José de Melo Xavier Júnior, Escola Municipal Professora Maria Isabel Álvares, Grupo Escolar Manoel Rodrigues de Andrade, Escola Municipal Prefeito Manoel de Holanda Cavalcanti, Escola Municipal Severino Joaquim Krause Gonçalves, Escola Municipal Lídia Queiroz Costa, Escola Municipal Aglaíres de Moura Cruz e CAIC Diogo de Braga.

Segundo pais de alunos, as direções das escolas informaram não ter previsão para solucionar os casos, alegando que aguardam posição da Secretaria Municipal de Educação.  Na Escola Lídia Queiroz Costa, por exemplo, mais de cem alunos da Educação Infantil estão sem aula, desde o início do ano letivo.

O problema de falta de profissionais não é uma novidade. Em 2017, escolas municipais enfrentaram rodízio de aulas, falta de merenda e água. Apesar dos problemas, que prejudicaram os estudantes, não houve compensação das aulas perdidas. “Meu filho passou o ano todo sem professor de matemática e outras matérias. Nós que não temos condições sofremos com isso”, desabafou a mãe de um estudante do CAIC.

Além da falta de profissionais, escolas também possuem problemas estruturais. Outra reclamação dos pais é que o fardamento e material escolar não são mais distribuídos gratuitamente. “Fica difícil pra gente que não pode pagar”, relatou Carlos Augusto, pai de um aluno.

8 Replies to “Em Vitória, falta de professores prejudica alunos da rede municipal

  1. SOU MÃE DE ALUNOS DO SEVERINO JOAQUIM KRAUSE GONÇALVES E REALMENTE NÃO TEM AULAS COMPLETAS TEM DOIS DIAS DA SEMANA QUE NÃO TEM AULAS POR QUE NÃO TEM PROFESSORES ISSO JÁ ESTA EM DECADENCIA O ANO PASSADO COMESOU AS AULAS EM MARÇO E O ANO LETIVOU FOI TODO ASSIM SEM AULAS COMPLETAS E ESTE ANO ESTA PIOR QUANDO ISSO VAI TER FIM CADE A EDUCAÇÃO DAS CRIANÇA FARDAMENTOS ESSES SÃO OS DIREITO DELE E NINQUEN PODE TIRAR NÃO ISSO É REVOLTANTE DE MAS VC VER SEU FILHO QUERER SER UMA PESSOA MELHOR E NÃO TER PROFESSORES PRA ENCINAR 😠😠😠😠.

  2. Ele tem q chamar os professores aprovados do último concurso!

  3. Faltou o colégio Pedro ribeiro falta professores,merenda,ventiladores e os banheiros são podres e porta nas salas

  4. Ele tem que convocar os professores aprovados no concurso de 2015!

  5. Colégio Três de Agosto não tem ventiladores em nenhuma sala, não tem professores de várias matérias e estão colocando professores do primário para dar aulas no fundamental 2. Por lei isso não pode acontecer. Descaso total com a educação!

  6. Bem que podia abrir um seleção simplificada, né? Enquanto isso, eu aqui, à procura por um estágio como professora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *