Lixão de Vitória é desativado e catadores realizam protesto na BR-232

Cerca de 60 famílias que vivem no lixão de Vitória de Santo Antão e tiram seu sustento do lixo realizaram um protesto, na tarde desta quinta-feira (30), na altura do quilômetro 49 da BR-232, nas imediações da comunidade de Natuba. O manifesto foi iniciado devido à desativação do lixão do município, que funcionava próximo ao local. De acordo com o grupo, não houve aviso prévio.

O tráfego foi interrompido nos dois sentidos da rodovia. Devido o manifesto, o trânsito na Avenida Henrique de Holanda sentiu o reflexo do desvio da rota dos veículos e registrou congestionamento. Após acordo com representantes do governo municipal, no final da tarde, o tráfego na BR-232 foi liberado. Uma comissão será recebida na manhã desta sexta-feira (01) pela gestão.

Os caminhões de lixo, desde essa quarta-feira (29), passaram a destinar o transbordo para Região Metropolitana do Recife. “Simplesmente desviaram os carros, não falaram nada a gente, não deram satisfação nenhuma, e tá a gente aqui tudinho sem trabalho, sem emprego, sem dinheiro. As famílias aqui, a maioria, não tem onde morar. Com criança pequena, não tem pra onde ir, o que é que a gente vai fazer? ”, questionou uma catadora que vive há mais de vinte anos no local.

Segundo a prefeitura do município, a medida visa cumprir uma Lei Federal que determinava o fim dos lixões do país até agosto de 2014. Ainda de acordo o Poder Executivo, existe um cadastro realizado pela Secretaria de Ação Social com as famílias que vivem no local. “Amanhã vamos começar o diálogo para encontrar uma solução”, garantiu Severino Moura, secretário de Serviços Públicos, que esteve negociando com os manifestantes.

 

Fotos: Thyago Leão e Danilo Coelho/Blog Nossa Vitória

1 / 18

One Reply to “Lixão de Vitória é desativado e catadores realizam protesto na BR-232”

  1. boa tarde me chamo edjam fasso parte da comiçao dos catadores de reciclaveis do lixao de vitoria de santo antao apos nosso protesto tivemos a reuniao com representates da prefeitura que nao nos deu alternativa a nao ser o cadastramento para os beneficios do converno federal tais como bolsa familia e aucilio moradia e da parte da prefeitura ate agora nao nos veio nenhuma proposta os trabalhadores estao fazendo hoje dia 05/12/2017 os cadastramentos e nao a previsao de uma reuniao com os representantes do poder publico, dai estamos em conversacoes para um novo manisfesto para que possamos conseguir uma proxima reuniao para tratar de nossas propostas que temos como emplantacao de uma associacao/cooperativa e/ou capacitacao e inclusao no mercado de trabalho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *