As confecções dos tapetes de Corpus Christi foram suspensas nas ruas de Vitória de Santo Antão, nesta quinta-feira (15), devido às fortes chuvas. No entanto, as celebrações das missas e as adorações nas igrejas ocorreram normalmente.
Os católicos das paróquias de Nossa Senhora do Livramento e da Matriz de Santo Antão desde o início da manhã se dedicaram nas produções, contudo, as chuvas acabaram destruindo as artes nas ruas.
Mesmo sem os tapetes, as paróquias realizaram missas e adorações ao Santíssimo Sacramento, como foi o caso da Matriz de Santo Antão, Nossa Senhora do Livramento, Nossa Senhora de Aparecida e São Vicente de Paulo.
Seguindo a tradição de todos os anos, a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, no bairro de Água Branca, confeccionou o tapete no interior da igreja. No campus da Faculdade Osman Lins, jovens e adultos da Pastoral Universitária também produziram dentro da capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição.
Corpus Christi
O Corpus Christi busca celebrar a eucaristia – ritual em que se consome a hóstia consagrada, que seria para os fiéis o real corpo e o sangue de cristo- por isso o nome Corpus Christi, traduzido como “Corpo de Cristo”.
“A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia”, explicou o monsenhor Maurício Diniz.
Fotos: Victor Santos, Marcio Souza e Danilo Coelho/Blog Nossa Vitória