Com ampliação de faixa etária, PE espera vacinar 345 mil rapazes contra o HPV

A Secretaria de Saúde de Pernambuco alertou, nesta quarta-feira (14), para o processo de imunização contra o HPV entre os meninos. A partir deste mês, devem ser vacinados jovens de 11 a 14 anos e não apenas garotos de 12 e 13 anos, como determinou o Ministério da Saúde, no início de 2017. Com a ampliação da faixa etária a ser beneficiada, a expectativa do governo pernambucano é contemplar 345 mil rapazes. O estado tem 2,5 mil postos, em todas as regiões.

Segundo a secretaria, em janeiro deste ano, o calendário nacional de vacinação passou a incluir a vacina contra o HPV para meninos. Desde o início da iniciativa, 38.069 jovens pernambucanos tomaram a primeira dose. Ao todo, 1.308 receberam a segunda imunização.

O governo de Pernambuco afirma que é essencial passar pelas duas etapas. A coordenadora do Programa Estadual de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Ana Catarina de Melo, ressalta que a segunda dose deve ser aplicada após seis meses, garantindo, assim, a proteção.

A vacina protege contra quatro subtipos mais frequentes do vírus HPV (6, 11, 16 e 18). A imunização possibilita a prevenção de cânceres de pênis, ânus e orofaringe, além das verrugas genitais. Além disso, vacinar o público masculino também contribui para a prevenção das mulheres e deve impactar positivamente no perfil epidemiológico das infecções atribuídas ao HPV em ambos os sexos.

A vacina contra o HPV é fornecida para as meninas entre os 9 e 13 anos, também em duas doses. No caso desse público, a proteção se dá para os cânceres de colo do útero, vulva, vaginal e anal; lesões pré-cancerosas; verrugas genitais e infecções causadas pelo vírus. Os postos de saúde vacinarão jovens de 9 a 26 anos que são pacientes com HIV/Aids. Nesses casos, serão três doses, com intervalo de dois e seis meses após a primeira delas.

G1 Pernambuco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *