Em apoio ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, estudantes da rede municipal de ensino de Vitória de Santo Antão, professores e sociedade civil, participaram, na manhã desta quinta-feira (18), de uma passeata pelas principais ruas dos bairros da Matriz, do Centro e Livramento.
A mobilização foi uma iniciativa da Prefeitura da Vitória de Santo Antão, através da Secretaria Municipal de Ação Social, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – COMDICA, Conselho Tutelar e a Secretaria Municipal de Educação.
O Dia Nacional de Luta contra o Abuso e a Exploração Sexual foi instituído pela Lei Federal nº 9970/00. O objetivo é promover atividades de conscientização para o enfrentamento da violência sexual infanto-juvenil. A data foi escolhida porque em 18 de maio de 1973, em Vitória-ES, um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Crime Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade que foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens de classe média alta daquela cidade. Esse crime, apesar de sua natureza hedionda prescreveu impune.
Com informações da assessoria
Fotos: Divulgação/PMV