Centenas de católicos prestaram homenagens, neste sábado (13), a Nossa Senhora de Fátima, em Vitória de Santo Antão. Além dos terços marianos nas comunidades, houve procissões nos bairros de Água Branca, onde a santa é padroeira, e no bairro da Matriz.
Neste ano, a data teve um marco: o centenário das aparições dela em Portugal. Francisco Marto, que tinha 9 anos na época, e de sua irmã, Jacinta Marto, 7, a quem a Santa se mostrou em 1917, foram canonizados pelo Papa Francisco.
Em Vitória, durante a tarde, foi celebrada missa na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima. Em seguida, a procissão com a imagem da santa percorreu as ruas. Com velas nas mãos e entoando cânticos religiosos, os devotos seguiram pelos bairros do CAIC, Dois Terreiros, Loteamento Veneza, retornando a Água Branca. Pessoas de todas as idades queriam um momento perto da imagem, quando faziam pedidos ou agradeciam.
Encerrando os festejos, o padre Rosivaldo Pontes, pároco da comunidade, celebrou missa junto a religiosos de paróquias vizinhas. Na celebração, foram homenageados os padres que tiveram passagem na história da paróquia.
No bairro da Matriz, uma procissão percorreu as ruas do bairro, sendo finalizada na Igreja do Rosário, que serve atualmente como Matriz provisória. O monsenhor Maurício Diniz celebrou a missa e, em seguida, a imagem da santa foi levada em procissão à casa de uma devota.
Fotos: Victor Santos/Blog Nossa Vitória