Após um seminário para prever o tempo e a temperatura nos próximos três meses, meteorologistas da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) apontaram que a Zona da Mata de Pernambuco também será afetada por chuvas abaixo da média este ano.
Para o meteorologista Patrice Oliveira, a escassez de chuva está se deslocando do Agreste e Sertão pernambucano. “Infelizmente, vamos continuar com pouca chuva no estado de Pernambuco. O fim do período chuvoso nessas regiões acontece, geralmente, em abril. Porém, a seca deve permanecer no Agreste e no Sertão e haverá uma redução de chuva na Zona da Mata”, pontuou.
Ainda segundo a previsão da Apac, as três regiões devem registrar chuvas 60% abaixo da média. A Região Metropolitana do Recife não ficará muito atrás do restante do estado.
“Essa porcentagem é um tendência em todo estado. A Região Metropolitana do Recife também ficará com um desvio negativo. Porém, como o volume de chuva é muito grande, quando chove compensa”, explicou o meteorologista Fabiano Prestrelo.
G1 Pernambuco