Ajudar alguém que precisa de doação de sangue ficará um pouco mais fácil para quem estiver em Vitória de Santo Antão. A Fundação Hemope realizará no município neste mês de fevereiro duas ações de coleta de sangue. Elas ocorrem neste e no próximo sábado, dias 04 e 11, das 09h às 15h, no Colégio Projeção, situado na Praça 03 de Agosto, bairro do Livramento.
Com estoque baixo de quase todos os tipos sanguíneos, o hemocentro pede a colaboração para evitar complicações, principalmente, durante as prévias e festas de carnaval. Só no mês de janeiro, o volume de doações caiu cerca de 30% por causa das férias e das festas de fim de ano.
Para doar sangue, é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos – neste último caso, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos. Ainda é preciso pesar, no mínimo, 50kg, estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas), alimentado e apresentar documento original, com foto, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social). Menores de 18 anos precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis e ambos devem estar munidos de documento com foto.
Somente em 2015, o Hemope respondeu por 80% da hemorrede do estado e atendeu 91% do estoque do Sistema Único de Saúde de Pernambuco. Além disso, também passou a certificar o sangue da Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte. Foram produzidas 49,3 mil plaquetas e feitas 128,8 mil coletas de sangue.