Dirigentes agremiação e presidentes de associações carnavalescas participaram na manhã desta quarta-feira (08) de reunião para a discussão do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) do Carnaval 2017. Foram debatidas as permissões, proibições e atribuições nas festividades de momo. A reunião foi convocada pelo Ministério Público de Pernambuco, em conjunto com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Prefeitura da Vitória de Santo Antão.
Praticamente todos os pontos do Carnaval passado foram mantidos, outros foram ajustados e acrescentados. No TAC, fica determinado o encerramento às 2h da manhã de todos os cortejos, shows e fechamento de estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas. As agremiações, no entanto, foram orientadas para encerrarem uma hora antes do prazo, para a dispersão do público.
Proibições como queima de fogos, nas concentrações ou durante o trajeto, e uso de mesas ou cadeiras pelos barraqueiros e gasoseiros cadastrados foram mantidas. Os moradores do circuito carnavalesco serão cadastrados para terem acesso ao percurso com veículos. A secretaria de Cultura, Turismo e Esportes fará o cadastramento em visita porta a porta.
Também seguem proibido o uso de garrafas, copos e acessórios de vidro. Pontos coletores e para trocas por material de plástico serão montados em pontos do circuito carnavalesco.
As novidades do TAC este ano serão as proibições do uso de carros de mão por gasoseiros e o uso de paredões – com exceção dos blocos. O percurso dos trios teve mudanças irá contemplar a Praça da Matriz.
Uma nova reunião entre Ministério Público, Prefeitura da Vitória e dirigentes de agremiações será realizada segunda-feira (13), para assinatura do formato final do Termo de Ajustamento de Conduta.