Em sua primeira indicação oficial na Assembleia Legislativa do Estado este ano, o deputado estadual Joaquim Lira (PSD) solicitou ao governador Paulo Câmara, ao Secretário de Transportes do Estado, Sebastião Oliveira, e ao Diretor Presidente do Departamento de Estradas e Rodagens – DER/PE, Carlos Augusto Barros, que agilizem a reforma da PE-045, estrada que liga os municípios de Escada e Vitória de Santo antão.
A Indicação 5739/2017, publicada no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira, dia 02 de fevereiro, tem como justificativa ser a via uma estrada de alta trafegabilidade, haja vista permitir acesso a BR 101 SUL, importante elo com o Complexo de Suape e o setor Sucroalcooleiro da região, bem como a BR 232, que liga a Capital do estado ao interior, além de ligar duas importantes cidades da Zona da Mata pernambucana.
“Por seu uma alça de intenso tráfego e o seu estado de conservação encontrar-se praticamente inexistente, essa via vem ocasionando muitos acidentes, vitimando várias pessoas, bem como a trafegar nessa estrada praticamente é um misto de sorte e fé. Nesse sentido, torna-se necessário a realização com urgência desses serviços, objetivando com isso que vários acidentes deixem de acontecer e que muitas vidas deixem de ser ceifadas em virtude dessa caótica via de circulação”, enfatizou.
Em fevereiro de 2015, Joaquim Lira já havia solicitado a reforma da via através da indicação 59/2015. E no ano passado, o Governo do Estado, através da Secretaria de Transportes, iniciou à licitação para requalificação da PE-45, que possui 34,40 quilômetros de extensão.
Com a formalização da nova indicação, Joaquim lira, assim com a população, esperam que as obras de reforma da rodovia sejam finalmente iniciadas, para que motoristas e pedestres possam nela trafegar com mais segurança.
ABASTECIMENTO DE ÁGUA DO OITEIRO E PIRITUBA
O parlamentar também segue empenhado na melhoria do abastecimento de água do distrito de Pirituba e da comunidade do Oiteiro, Zona Rural de Vitória de Santo Antão. Nesta quarta-feira (01), junto a representantes das localidades, Joaquim Lira este na sede da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). O diretor para o interior, Marconi Soares, recepcionou o grupo. “São comunidades grandes que precisam receber água de qualidade. Próximo passo é a vista técnica na área”, enfatizou Lira.