Secretário de Defesa Social de PE admite sensação de insegurança

O Secretário de Defesa Social de Pernambuco, Angelo Fernandes Gioia, participou, nesta sexta-feira (27), de um debate na Rádio Jornal no programa de Geraldo Freire, onde fez um balanço sobre a situação da segurança pública nos quatro meses em que esteve a frente da secretaria. Ele comentou, entre outros temas, sobre a sensação de insegurança entre a população e o aumento no número de assaltos a ônibus no Estado. O coronel da Polícia Militar Carlos D’Albuquerque também participou do programa.

“A sensação de insegurança nós não podemos pode negar isso e jamais negaremos o óbvio. Os números dizem isso. Quando você fala do aumento de homicídios, assaltos em coletivos, a pedestres. Eu vivo exatamente no mesmo mundo que os senhores vivem e tenho responsabilidade, é evidente. Eu não estou aqui para mascarar a realidade em que vivemos”, disse Gioia.

SALÁRIO DA POLÍCIA MILITAR

Uma das declarações mais fortes do debate foi a afirmação do Coronel Carlos D’Albuquerque. Para ele, a Polícia Militar de Pernambuco recebe o melhor salário do Nordeste e um dos melhores do País. “E com um detalhe, honrando os compromissos em dia”, afirmou.

CONCURSO PÚBLICO

Um grupo de 1500 recrutas aprovados no concurso da PM está em processo de formação e será incorporado à tropa em agosto. De acordo com o Coronel D’Albuquerque, assim que esse curso de formação acabar, nossos aprovados, que ficaram em cadastro de reserva, serão chamados para reforçar o efetivo da Polícia. “O governador nos autorizou, inclusive, a realização de um novo concurso público, se for necessário”, diz.

GUARDA MUNICIPAL ARMADA

O secretário Angelo Gioia afirma que é contra a permissão de armamento em caso de guardas municipais. “Mais importante é discutir com as prefeituras o que elas deveriam fazer, como cuidar da iluminação pública, do saneamento básico, da regulamentação de bares. Não vejo com bons olhos se oferecer arma a guarda municipal como forma de melhorar a segurança pública não”, disse.

CARNAVAL

De acordo com o Coronel D’Albuquerque, a Polícia Militar está agindo para garantir que cenas de terror e desespero como as registradas por moradores e divulgadas nas redes sociais no último final de semana nas prévias do carnaval em Olinda não se repitam. “O que nós queremos destacar é que, em todas as ocorrências, a Polícia militar se fez presente”, disse. “A plataforma de observação já está instalada e nosso efetivo já foi reforçado. A partir deste final de semana serão 150 homens. Queremos aprender com os erros e não permitir que eles se repitam”, completou. “Eu sou folião de Olinda. Se eu não tiver trabalhando, vou estar brincando”, comentou.

ASSALTOS A ÔNIBUS

Para o secretário Angelo Gioia, o secredo da redução do número de assaltos a ônibus passa pelo investimento das empresas operadoras em tecnologia de monitoramento, para que os locais onde os assaltos acontecem sejam identificados com maior precisão, assim como a identificação dos suspeitos. “As empresas de ônibus estão fazendo a reporsição ou colocação de câmeras em ônibus que ainda não têm. Além disso, um coronel nosso está na Bahia para o aprimoramento das estratégias de monitoramento”, disse. Por outro lado, parte do nosso efetivo já está realizando rondas e abordagens em vias em que ainda não tinham monitoramento”, completou.

Com informações da Rádio Jornal

Foto: Rafael Souza/Rádio Jornal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *