Fiéis católicos caminharam na tarde desta terça-feira, 17 de janeiro, feriado municipal, pelas ruas dos bairros da Matriz, Centro e Livramento participando da procissão em homenagem a Santo Antão. Além da imagem do padroeiro de Vitória, o cortejo também contou com a imagem de São Sebastião, co-padroeiro do município.
As festividades em homenagem ao santo teve início no dia 08 de janeiro. A 392ª edição teve como tema “Com Santo Antão, preparemos os 300 anos de Aparecida”. O andor do padroeiro, além da imagem dele, teve uma réplica da imagem primitiva de Nossa Senhora Aparecida, em homenagem.
O bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Tourinho Neto, acompanhou o cortejo. Pela manhã, ele celebrou a missa solene, que comemorou a passagem dos seus dois anos de Ordenação Episcopal.
Durante o percurso não faltaram e pagamentos de promessas de fiéis. A aposentada Lourdes da Silva, de 73 anos, é um exemplo. Todos os anos, ela acompanha de pés descalços. “Venho assim desde adolescente. Fiz um pedido e ele foi alcançado. E assim agradeço”, contou.
O aposentado José Antônio, de 65 anos, fez questão de ajudar a carregar o andor. “É uma forma de agradecer as graças alcançadas. Representa um momento de fé”, disse.
Após a procissão, o Monsenhor Maurício Diniz, pároco da Matriz de Santo Antão, presidiu a celebração campal no calçadão da igreja. No final da missa, foram descidas as bandeiras dos santos, encerrando a festividade com uma queima de fogos.
Encerrando a grade de apresentações culturais no palco da Matriz, se apresentaram a Orquestra Sinfônica Jovens da Vitória, o cantor João Caverna e orquestra de frevo.