Desde a última sexta-feira (9) foi deflagrada pela Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) a ‘Operação Padrão’. Com isso, muitos vitorienses ficaram apreensivos com a redução do efetivo nas ruas do município. Itens como coletes à prova de bala, rádios de comunicação e pistola ponto 40 com carregadores são exigidos por eles como requisitos indispensáveis para irem ás ruas. Caso contrário, o efetivo fica aquartelado como determina a ação da categoria.
Em Vitória, o Batalhão das Tabocas conta com quatro Patrulhas do Bairro: Lídia Queiroz, Alto José Leal, Maués e Centro. As viaturas que recebem o policiamento do Programa de Jornada Extra de Segurança Pública (PJES) estão desativadas há três dias. Conforme informações extraoficiais, 90% dos combatentes optaram por não aceitar o serviço – que é voluntário e tem uma carga horária de oito horas por dia – onde os militares ‘vendem sua folga’ ao Governo para exercer o patrulhamento em áreas mapeadas.
Nesta segunda-feira (12), diversos policiais orientaram a população por meio de grupos do WhatsApp sobre a falta de policiamento em alguns pontos da cidade. Confira a nota: ‘’ Bom dia, gostaria de solicitar que divulguem aos amigos e grupos do Whatsapp que em nossa cidade Vitória de Santo Antão – PE, as viaturas de PJES – as quais os PMS trabalham no seu horário de folga – estão todas desativadas (não estão saindo para executar o serviço de policiamento) por motivo da entregado PJES pelos policiais, redobrem os cuidados ao sair e voltar para suas casas e se possível ficar em suas residências no horário da noite, pois são menos quatro (04) viaturas nas ruas de nossa cidade ativas desde o sábado, pois houve uma adesão maciça há entrega do PJES. Desde já agradeço, pois, é uma forma de ajudar a segurança de nossos familiares’’.
Além das Patrulhas do Bairro, os componentes do Grupo de Apoio Tático Itinerante (GATI) também aderiram a paralisação momentânea, devido a falta dos repasses nas diárias do efetivo. De acordo com ofício, a partir desta segunda eles vão realizar o Policiamento Ostensivo (PO) na Avenida Mariana Amália e adjacências. Na manhã desta terça-feira, a área central de Vitória recebeu diversas viaturas em pontos diferentes. Segundo um PM, que não quis se identificar, todas as guarnições ordinárias terão jornadas de 8h por dia e realizaram apenas a mesma modalidade das demais equipes. Guarnições de Trânsito, Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (ROCAM) e viaturas ordinárias terão escalas de 6×18.
Com a operação em andamento, os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) subiram nas estatísticas. No fim de semana duas pessoas foram assassinadas. Os crimes ocorreram no período noturno. Na noite do último sábado (17) um jovem de 28 anos foi executado a tiros no Sítio Boa Sorte, Zona Rural da cidade. No domingo (11), um homem morreu após ser esfaqueada em um bar no Sítio do Meio, área urbana.
O Blog Nossa Vitória entrou em contato com o comandante do 21º Batalhão para obter respostas sobre a situação da unidade militar, porém não obtivemos retorno.
Por Nogueira Junior, especial para o Blog Nossa Vitória
Volta polícia 🚨 vamos