A Universidade de Pernambuco (UPE) adiou para os 29 e 30 de janeiro as provas da primeira e da segunda fases do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) da instituição. Os testes da segunda etapa, realizada por alunos do segundo ano do ensino médio, seriam aplicados no domingo (27) e na segunda (28).
A informação pegou de surpresa os mais de 14 mil estudantes poucos dias antes das provas do SSA 2. Os estudantes haviam se preparado para encarar, no domingo, 44 questões distribuídas entre as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Física, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol) e Filosofia. Já na segunda-feira, seriam outras 46 questões de Biologia, Química, História, Geografia e Sociologia.
Segundo a reitoria da UPE, as provas do SSA1 e 2 foram adiadas em função das ocupações que estão acontecendo em escolas públicas da região. Duas das escolas que eram locais de prova da UPE foram ocupadas, pelos estudantes, no protesto nacional contra a PEC 55, antiga PEC 241.
“A data da divulgação das notas continua a mesma, até o dia 17 de março. No dia da prova, os estudantes do SSA1 fazem a prova de manhã e os do SSA2 durante o turno da tarde”, explica o professor Ernani Martins, presidente da comissão permanente de concursos acadêmicos da UPE.
Já são 15 escolas públicas do Estado ocupadas. A UPE preferiu ter cautela e adiar por causa dos riscos de novas ocupações. “Nós estamos realocando os 300 estudantes que estavam com provas previstas no Erem Porto Digital quando a escola técnica Lucilo Ávila Pessoa foi ocupada. Preferimos garantir a isonomia dos estudantes adiando a prova para todos”, completou.
O Lucilo Ávila receberia 400 candidatos em casa processo. O Porto Digital, 300. Ou seja, seriam 1,4 mil candidatos afetados com as ocupações, somando os dois dias de cada processo. O cartão informativo com os novos locais de prova vai ser divulgado a partir do dia 17 de janeiro.
Folha de Pernambuco