Centenas de vaqueiros participaram neste domingo (09) da segunda edição da Missa do Vaqueiro em Vitória de Santo Antão. O evento, realizado pela Paróquia de Santo Antão, foi para agradecer as graças alcançadas e homenagear os três vaqueiros que morreram no Engenho Bento Velho há 13 anos.
A missa foi celebrada no calçadão da capela Santa Cristina, pelo bispo Auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Antonio Tourinho Neto. Durante a cerimônia, pessoas de idades diversas, de crianças a idosos, acompanhavam atentos aos cânticos católicos. Marcaram presença também os tradicionais aboios, canções sobre o trabalho no campo, a fé e o cotidiano do vaqueiro.
Para o monsenhor Maurício Diniz, pároco da Matriz de Santo Antão, o evento fortalece a tradição do município. “Vitória de Santo Antão, entre as diversas atribuições culturais, também é conhecida como a cidade do cavalo de cela, de grandes vaquejadas, cavalgadas e pegas de bois, sem falar nas tradicionais feiras de animais de agosto e setembro”, destacou.
A programação teve início pela manhã, no Parque de Exposições de Animais, no bairro Conceição II. Até a tarde, aconteceram shows, feijoada e leilão. Por volta das 15h, teve início a cavalgada religiosa, que seguiu até o Bento Velho.