O Secretário do Planejamento e Gestão, Márcio Stefanni, garantiu que os servidores do Estado irão receber o 13º salário no final do ano. Em entrevista à Radio Jornal na manhã desta segunda-feira (10), o secretario afirmou que a situação atual das finanças de Pernambuco permitem essa previsão. “A não ser que aconteça uma queda muito brusca na arrecadação, o 13º será pago sim”, disse.
Apesar disso, o panorama geral é pouco otimista. De acordo com Stefanni, os tempos são de austeridade e agora que a crise atingiu os outros setores, além do executivo, os desafios são ainda maiores: “ É uma dificuldade do Brasil. O Estado de Pernambuco vem pagando seu funcionalismo em dia, estamos trabalhando para manter nossas obrigações em dia”.
Teto de Gastos Públicos
Na semana passada o secretário afirmou que o Estado terá o terceiro ano consecutivo de orçamento negativo e que a maior parte de investimentos é com recursos próprios. Para ele, a PEC do Teto dos Gastos Públicos poderá comprometer o repasse, impendido a correções de tabelas que já não são corrigidas há alguns anos no Estado, como a do SUS.
“Nós estamos repartindo aquilo que é crescimento, caso nós déssemos um duodécimo maior para outros poderes, seria necessário um corte no executivo e é ele que prev~e o subsídio ao transporte, escolas, hospitais”, explicou.
Informações do JC Online
Foto: João Bita/Alepe