O primeiro dia de prova do concurso público das polícias Civil e Científica do Estado registrou três ocorrências de acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS).
No último domingo (12), durante a avaliação do certame para os cargos de auxiliar de legista, auxiliar de perito, perito papiloscopista, agente de polícia e escrivão, um homem foi detido em “flagrante delito por tentativa de fraude em Petrolina”. Conforme a SDS, o suspeito estava com o celular e teria confessado. Ele foi autuado e liberado após pagamento de fiança.
Em Serra Talhada, “houve abertura de Inquérito Policial visando investigar suspeita de utilização de documento falso, tendo um candidato sido encaminhado à delegacia local para prestar esclarecimento”, afirma nota da pasta enviada ao Blog dos Concursos. Ainda conforme a SDS, em Caruaru, um candidato também foi autuado em flagrante pela prática de “falsidade ideológica e utilização de documento falso”. O suspeito também teria confessado o crime e “foi recolhido ao sistema prisional”.
Os demais locais de prova não registraram ocorrência e o certame ocorreu com “tranquilidade”. Conforme a Secretaria, “todos os procedimentos logísticos, bem como a inteligência de segurança foram adotados, a fim de que as provas transcorressem com a lisura necessária”.
Abstenções
A taxa de abstenção foi de 21,42%, para os cargos da Polícia Científica, e de 12,74% para os cargos da Polícia Civil. De acordo com a Cebraspe, organizador do processo seletivo, o índice é considerado normal em aplicações de provas objetivas.
Blog dos Concursos