Mensagem tem cobrança irregular e ameaça sujar o nome dos usuários.
O Departamento estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) publicou no Diário Oficial desta quinta-feira (14) um alerta para os donos de veículos do estado. O órgão nega categoricamente ter enviado para os pernambucanos um e-mail sobre a cobrança do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Nessas mensagens eletrônicas, afirma o Detran, pessoas não autorizadas, em nome do departamento, informam que o pagamento do imposto não teria sido computado e que ainda existiria débito de IPVA de 2016.
De acordo com o e-mail falso, por causa do débitto, os proprietários de veículos estariam sujeitos a ter o nome colocado na Dívida Ativa do estado. Ou seja, ficar sujo na praça.
O presidente do Detran-PE, Charles Ribeiro, alerta que se a pessoa receber esse e-mail falso não deve, de maneira alguma, abrir a correspondência. Ao baixar anexos, o destinatário estaria sujeito a colocar no computador ou celular programas prejudiciais do sistema de informática. Eles teriam condições de até facilitar a retirada de documentos, dados pessoais e senhas para transações bancárias.
O departamento informa, ainda, que não se comunica com os motoristas por meio de mensagens eletrônicas. Para enviar informações ou qualquer cobrança, o Detran utiliza correspondências nominais enviadas para a residência do motorista. Também usa o Diário Oficial ou o site www.detran.pe.gov.br.
G1 Pernambuco