Funcionários da Prefeitura de Vitória de Santo Antão começaram a apagar nesta sexta-feira (10) um painel produzido por artistas do município no viaduto Dona Belinha Melo, no Centro do município. Nas redes sociais, a ação provocou menções de repúdio.
As pinturas, realizadas em março de 2014, apresentava monumentos das cidade, como o Anjo da Vitória, Estação Ferroviária, Leão Coroado, Monte das Tabocas e Igreja Matriz de Santo Antão.
Em nota no Facebook, o Coletivo Galileia teceu críticas ao Poder Executivo. “Apresentamos a vocês mais um descaso do poder público com a cultura de nossa cidade. Era agradável o sentimento da arte presente na nossa rotina quando passávamos pelas pinturas, criadas por Gustavo Free, que remetiam à nossa identidade Vitoriense. Hoje elas estão sendo apagadas sem nenhuma consideração com o artista, nossa cultura ou à arte”, reprovaram.
O coletivo cobrou ainda incentivo às produções culturais. “Queremos nossos artistas ocupando os espaços públicos e desenvolvendo arte, não queremos exclusão como foi o caso da CIA dos 10, que foi retirada da antiga estação de trem”, desabafaram.
Com a grana que eles gastaram pra remover as pinturas, poderiam ter investido numa restauração dos painéis. Com certeza gastariam muito menos com isso e ainda ganhariam prestígio por parte da população que dá valor a arte.
e zé do povo que era um bom prefeito e besta pra o povo era o ruim