Ronnie Duarte assume a gestão da OAB-PE

A nova diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Pernambuco (OAB-PE) assumiu na sexta-feira (1) a gestão do triênio 2016-2018, em um ato formal na sede da OAB, no bairro de Santo Antônio. A posse solene ocorrerá no dia 15 de fevereiro, às 19h, no Teatro do Hospital Pedro II/Imip, no bairro dos Coelhos. Em seu primeiro dia à frente da entidade, o novo presidente Ronnie Duarte avaliou que 2016 será um ano difícil e, como primeiro ato de gestão, instituiu três comissões.

Duarte sucede o ex-presidente Pedro Henrique Reynaldo. Como primeira ação à frente da entidade, Duarte baixou uma portaria instituindo três comissões e nomeando seus respectivos presidentes: Comissão de Combate à Corrupção, que será presidida por Fernando Araújo e terá cinco membros, a Comissão do Advogado em situação Empregatícia, que ficará sob o comando de João Paulo Neres Batista e contará com 15 membros, assim como a Comissão do Advogado em situação Associativa, que será regida por Marcelo Porto Neves.

Segundo ele, estas duas últimas comissões têm como objetivo debater e verificar problemas e o que pode ser feito pela entidade para resolver; posteriormente, será formada uma comissão institucional com representantes de escritórios advocatícios, será realizada campanha informativa e abrirá canais de denúncia para combater a precarização no exercício da profissão.

“Temos uma grande responsabilidade que é conduzir uma classe que é formada por mais de 30 mil advogados em Pernambuco e vamos avançar na implementação de projeto se ações que valorizem a classe”, disse.

Diante da atual conjuntura Duarte avaliou que o ano de 2016 prenuncia dificuldades “Passamos por uma crise ética sem precedentes e crise econômica de grandes proporções. Antevejo um ano difícil mas sou otimista. Acredite que sociedade brasileira vai superar os desafios e abrir processo de depuração da sociedade política. Diante disso modelo de eleição deve ser revisto”, analisou.

Além de novo presidente, estiveram presentes no ato o vice-presidente Leonardo Accioly, o secretário-geral Fernando Ribeiro Lins, a secretária-geral adjunta Luciana Brasileiro, a tesoureira Silvia Nogueira, o presidente da Caixa de Assistência ao Advogado de Pernambuco (CAAPE), Bruno Baptista, e o diretor geral da Escola Superior de Advocacia de Pernambuco (ESA-PE), Carlos Neves.

Por Marcelo Montanini, da Folha de Pernambuco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *