Neste ano, cerca de 30 mil candidatos disputaram 6.332 vagas em cursos técnicos e superiores do instituto. Os candidatos aprovados na primeira entrada devem ficar atentos ao período de matrícula, que já se inicia em janeiro. As datas variam de acordo com os cursos e os campi onde são oferecidos. Já as datas de matrícula da segunda entrada serão divulgadas por cada campus. No ato de matrícula, os feras devem apresentar toda a documentação exigida no edital: carteira de identidade; foto 3×4 recente; original e cópia da certidão de nascimento ou casamento. Quem tiver acima de 18 anos deve apresentar também o título de eleitor e o documento comprobatório de regularidade com o Serviço Militar (no caso do sexo masculino).
Por volta das 10h30, o IFPE apresentou os nomes dos primeiros colocados no Vestibular 2016 da instituição. A nota mais alta entre os candidatos aos cursos superiores ficou com Caline Maria dos Santos Pereira, aprovada no curso de Tecnologia em Gestão Ambiental com 83,37. Já o primeiro lugar dos cursos técnicos da modalidade Integrado, em que o estudante realiza Ensino Médio e Técnico simultaneamente, foi para Williams Santiago de Souza Filho, que passou em Eletrônica com nota 93,75.
Na modalidade Subsequente, aquela que exige Ensino Médio completo do candidato, o primeiro colocado foi Gustavo Paiva Chaves da Cruz. Aprovado com 88,64, ele fará o curso técnico em Eletrotécnica, também no Campus Recife. O primeiro lugar da modalidade Proeja, que obteve 66.60 de nota, é o único fora da capital. Carlos Alberto Gama da Silva fará o curso técnico de Operador de Computador no Campus Barreiros.
Diario de Pernambuco