Setenta e sete cinquentinhas foram apreendidas em Pernambuco no primeiro dia de blitzes após o prazo de regularização desses veículos, essa quinta-feira (12). O número foi divulgado pelo Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), na manhã desta sexta (13).
De acordo com o órgão, das apreensões, 38 foram pela manhã e 39 à tarde. Foram apreendidos os ciclomotores que não estavam emplacados e que os donos não comprovaram que pelo menos deram entrada no processo para registrar e licenciar os veículos. Além das 77 cinquentinhas, 73 motos foram recolhidas.
De 1º de agosto, primeiro dia após a publicação da lei que prevê o emplacamento das cinquentinhas, até 11 de novembro, último dia definido pelo Detran-PE para o processo, foram apreendidas 1.265.
Muitos donos de ciclomotores deixaram para iniciar o registro nos últimos dias, lotando os pontos de atendimento e provocando confusão. Um dos problemas encontrados foi com o a inclusão do veículo na Base de Índices Nacional (BIN), o que não foi feito por várias concessionárias e é uma das etapas exigidas na regularização.
Por isso, quem não conseguiu registrar o veículo ainda devido a esse problema – e conseguir comprovar através de um protocolo – escapa da multa de R$ 191,54 e da apreensão do veículo.
Agora, as cinquentinhas não têm mais prioridade para a realização da vistoria no Detran-PE, que vinha atendendo donos de ciclomotores em regime especial, sem necessidade de agendamento. É necessário entrar no site do órgão e programar o procedimento.