Com o tema “O impacto das redes sociais na informação, no relacionamento e na exposição dos valores éticos e morais”, a Faculdade Escritor Osman da Costa Lins (Facol), em Vitória de Santo Antão, iniciou nesta quarta-feira (04) a 14ª Expo Facol. A abertura do evento contou com a palestra do jornalista, apresentador e diretor de TV, Marcelo Tas.
A conversa com Tas discutiu como aproveitar a revolução digital e a oportunidade de viver em rede para aprimorar com criatividade a troca de saberes e afiar a pontaria das buscas por informações. “As redes [sociais] proporcionaram voz para aqueles que não tinham antes, ao mesmo tempo em que a sociedade clama por transparência. A tecnologia é fundamental, inclusive no seu viés do desenrolar dos recentes escândalos”, comentou Tas.
Para ter um melhor relacionamento com o público, Marcelo contou que desenvolveu o Tasômetro, site onde são reunidas todas as suas redes sociais e que destaca as quatro notícias mais relevantes do dia. “Coloquei no ar quando participei de uma conferência nos Estados Unidos, mas era somente para mostrar lá, depois disso eu tiraria”, explicou.
A Expo Facol segue até sexta-feira. Às 14h desta quinta-feira (5), serão oferecidos 23 minicursos com diversas temáticas. Os participantes também poderão conferir a palestras, cursos e debates com os temas: “As 15 coisas que não se pode fazer nas redes sociais”, “Redes sociais na Pós-modernidade: reflexões sobre a construção da identidade de gênero”, “Cibercultura, tecnologia, vida social e relações internacionais na cultura contemporânea”.
Já na sexta-feira (6), os inscritos poderão participar do minicurso “O cyberbulling e criminalidade: uma análise criminológica sobre as agressões morais sofridas”. Para finalizar o evento, “O uso da tecnologia no cotidiano das pessoas” trará um debate que pretende fazer um apanhado geral do uso da internet e das inovações na vida das pessoas.