Vaqueiros de toda a região se reunirão em Vitória de Santo Antão neste domingo, 25 de outubro, para celebrar a primeira edição da Missa do Vaqueiro da cidade. Realizada pela Paróquia Matriz de Santo Antão e Vicariato Vitória, o evento acontecerá no Engenho Bento Velho, às margens da BR 232.
“Vitória de Santo Antão, entre as diversas atribuições culturais, também é conhecida como a cidade do cavalo de cela, de grandes vaquejadas, cavalgadas e pegas de bois, sem falar nas tradicionais feiras de animais de agosto e setembro, evento que já conta com quatro séculos de existência. Realizaremos a primeira Missa do Vaqueiro em homenagem aos três heróis do gibão mortos na luta com o touro no mesmo Engenho Bento Velho e, 28 de setembro 2003”, destacou o monsenhor Maurício Diniz, idealizador do evento e pároco da Matriz de Santo Antão.
A programação tem início pela manhã, no Parque de Exposições de Animais, no bairro Conceição II. A concentração começa às 8h. Além apresentações de forró pé-de-serra, acontece café da manhã e feijoada em prol da reforma da capela do engenho. Pela tarde, às 13h, será realizado um leilão. Às 14h, tem início a cavalgada religiosa, saindo do Parque de Exposições em direção ao engenho. Às 16h, tem início a celebração da Missa, no pátio da capela do Bento Velho, situado às margens da BR-232.