“Nos últimos anos fui uma espécie caçador de história de vida”, a frase é do comunicador Jorge José Santana que lançou oficialmente, nesta segunda-feira (21), o livro “Os Governadores de Pernambuco”, no Palácio do Campo das Princesas. Em seu discurso, o autor teceu comentários sobre a elaboração do seu trabalho, mencionando a importância das entrevistas concedidas pelos ex-chefes do Estado e das visitas as várias instituições públicas.
“Li jornais da época, alguns livros sobre o tema e fiz ampla pesquisa icnográfica. Obtive com ajuda de profissionais o material necessário para ilustrar a edição deste livro. (…) Quero que as histórias dessas pessoas sirvam para as próximas gerações”, relatou Santana.
O livro, que conta com mais de 400 páginas, relata o cenário político pernambucano no período que vai de 15 de novembro de 1889 a 31 de dezembro de 2014.
“O lançamento do livro nos reporta também a importância que o Estado teve nos últimos anos. Pernambuco lutou pela independência, lutou pela república, lutou pela democracia e continua a lutar por um País mais justo, um País mais igual. Pernambuco se destacou nos últimos anos por pessoas que, acima de tudo, tiveram um espirito público de trabalhar por um povo sofrido”, disse o governador Paulo Câmara.
Além do Chefe do Executivo Estadual, estiveram presentes no evento, os ex-governadores Gustavo Krause e Roberto Magalhães – que discursou em nome dos ex-gestores do Estado, além de parentes de outros ex-administradores de Pernambuco. O Diretor Executivo da Folha de Pernambuco, Paulo Pugliesi, também marcou presença no evento.