Postos de saúde continuam ofertando a vacina para as crianças entre seis meses e menores de cinco anos
A Campanha de Vacinação Contra Poliomielite imunizou 601.680 crianças em Pernambuco [96,16% do público-alvo], conforme balanço inicial divulgado desta quinta-feira (10). A meta estipulada pelo Ministério da Saúde para o Estado era vacinar 95%.
Em todo o Brasil, foram aplicadas 11,6 milhões de doses da vacina e a cobertura de Pernambuco superou a média nacional, que foi de 91,34%. Os dados ainda podem sofrer alteração, já que as últimas doses aplicadas ainda estão sendo enviadas pelos municípios.
Para os pais e responsáveis que ainda não imunizaram seus filhos, os postos de saúde continuam ofertando a vacina para as crianças entre seis meses e menores de cinco anos. A imunização é importante para evitar problemas irreversíveis à saúde, já que a doença afeta os nervos e pode levar à paralisia.
Histórico
A poliomielite não é registrada no Brasil há 26 anos. O último caso foi no município de Souza, na Paraíba, em 1989. Em Pernambuco, foi em 1988. Desde 1994, o Brasil recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) o Certificado Internacional de Erradicação da Transmissão Autóctone do Poliovirus Selvagem. A partir de então, o país assumiu o compromisso de manter altas coberturas vacinais maiores ou igual a 90%. Em 2001, esta meta foi alterada para 95% da população alvo.