A 6ª reunião ordinária do Gabinete de Gestão Integrada (GGIM) elegeu na manhã desta quinta-feira (16), no Silogeu do Instituto Histórico e Geográfico da Vitória (IHGVSA), os dezesseis membros do Conselho Municipal de Segurança Pública.
Composto por representes da sociedade civil e do governo municipal, o Conselho terá como atribuições planejar a ação comunitária de segurança e avaliar seus resultados, integrar a população e as polícias, no combate as causas de criminalidade e violência no Município, desenvolver campanhas educativas, visando orientar à população sobre condições e formas de segurança, criar bancos de dados e estatísticas sobre a violência.
O planejamento da Gestão Municipal é pensar preventivamente as ações contra a violência atacando as causas e efetivando políticas públicas e ações de inclusão e assistência social, garantindo ao cidadão o direito à segurança pública e qualidade de vida.
A eleição dos membros contou com a participação de representantes do Governo do Estado, através da SDS, Polícia Militar, Polícia Civil, Defensoria Pública, Bombeiro Civil, Guarda Municipal, Defesa Civil, Pastoral Carcerária, Associação Comercial, Associação dos Moradores de Outeiro, Associação dos Moradores de Pirituba, Associação dos Bombeiros Civis; Igreja Batista, Fórum das Entidades; Secretaria de Ação Social, Secretaria de Saúde, Secretaria de Obras e Secretaria de Governo.
Foram eleitos Obderdan (ADVISA), Tarciana Castelo Branco (Associação Esporte é Vitória), César Romão (Associação dos Bombeiros Civis), Cristiane Queiroz (ONG GAPES), Isaías Feitosa (Conceição II), José Sebastião Fidelix (Cidade de Deus), Araken Pessoa de Albuquerque (Associação Comercial) e Maria José Cardoso (Pirituba).
O aparato de segurança pública no município já conta com o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), o Observatório de Segurança Pública, uma Central de Estatística de Crimes, Centro de Gerenciamento de Crise. Nos próximos meses serão criados o Plano Municipal de Segurança Pública.