O terceiro ano do projeto de capacitação continuada em esporte educacional da rede pública municipal e do “Mais Educação” começou nesta quarta-feira (20).
Cerca de 35 professores, estudantes e gestores da Secretaria Municipal de Educação estiveram reunidos no departamento de Saúde da FACOL, no primeiro dia da formação.
A meta para este ano da parceria entre a prefeitura da Vitória, a Mondelez e o Instituto Esporte Educação (IEE), da ex-atleta olímpica, Ana Moser, é integrar as ações dos professores, dos gestores e dos grupos de lideranças juvenis para colocar em prática o plano de ação, elaborado ano passado, com o objetivo de ampliar o acesso de criança e jovens ao esporte e a educação física no município.
“Além da formação, o projeto prevê a realização de eventos em diferentes cidades, a integração das escolas e ampliação da rede”, explica o instrutor Fábio Luiz D’Ângelo.
O encontro volta a acontecer na manhã desta quinta-feira. À tarde, os professores serão recebidos pelo governo municipal para discussão de políticas públicas.
A elaboração do plano e ação:
Durante todo o ano professores e gestores instituíram rotinas planejadas com foco na educação para o esporte, proporcionando acesso a métodos e estratégias que permitem o desenvolvimento de planos de aula e atividades mais dinâmicas e atrativas.
Dimensão do projeto:
Além de Pernambuco (Vitória de Santo Antão) o projeto é desenvolvido em cinco polos distribuídos nos estados de Minas Gerais, Bahia, Mato Grosso, São Paulo financiado através da Lei de Incentivo ao Esporte.
A qualificação dos profissionais da educação faz parte da plataforma Vida Saudável e tem o financiamento da Mondelez. Em todo país oitocentos professores, gestores públicos, lideranças comunitárias e de organizações sociais receberam a formação que utiliza instrumentos pedagógicos e de gestão a fim de ampliar o acesso das crianças e jovens ao esporte nas escolas.
O instrutor Fábio Luiz D’Ângelo, do Instituto Esporte Educação (IEE), de São Paulo, falou ao Blog Nossa Vitória sobre as ações do terceiro ano em Vitória de santo Antão e os resultados do projeto. Confira: