Virose que provoca manchas avermelhadas na pele deve ser notificada como dengue

Determinação da SES para municípios tem intuito de auxiliar tratamento de pacientes

dengueA Secretaria Estadual de Saúde (SES) determinou que todos os municípios pernambucanos notifiquem como casos suspeitos de dengue os quadros de pacientes que chegarem a unidades de saúde com manchas avermelhadas na pele. Essas ocorrências têm sido comuns desde janeiro deste ano, mas vinham sendo diagnosticadas, simplesmente, como viroses. O objetivo da mudança é auxiliar no tratamento, divulgando os sinais de alerta da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e a necessidade de hidratação.

“Os doentes precisam ir a uma unidade básica de saúde para que seja iniciado o tratamento, evitando que a doença se agrave. Além disso, a notificação do caso é obrigatória em todo o serviço de saúde e ajuda a orientar as ações de campo para evitar que novos casos ocorram e para nortear as investigações que estão sendo realizadas”, explica a coordenadora do Programa de Controle da Dengue da SES, Claudenice Pontes.

Os casos atípicos vêm sendo registrados em todas as regiões do Estado. O tipo da doença exantemática (com as manchas na pele) não se enquadra nas definições preconizadas pelo Ministério da Saúde para dengue e outras doenças de notificação obrigatória. Contudo, pelas amostras já analisadas a partir desses quadros, foram confirmados apenas casos de dengue.

Folha PE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *