Foi realizada, na noite desta quinta-feira (2), a Missa da Última Ceia e a cerimônia do Lava-pés na Matriz de Santo Antão. As solenidades simbolizaram acontecimentos da última reunião de Jesus com seus discípulos antes de ser preso, quando Cristo serviu pão e vinho e se abaixou para lavar os pés de seus 12 apóstolos.
O gesto de humildade foi repetido pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Antônio Neto. Os agraciados tiveram os pés molhados, enxugados e beijados pelo religioso. Após a celebração, os religiosos acompanharam a procissão do Translado Eucarístico.
Nesta sexta-feira (3), único dia do ano em que não se realizam missas em nenhuma Igreja Católica do mundo, a crucificação e morte de Cristo serão lembradas na Celebração da Paixão, que também ocorrerá na Matriz, a partir das 15h. O rito será composto pela leitura de Salmos e do Evangelho, pela Oração Universal da Igreja, pela Exaltação da Santa Cruz e pela comunhão. Em seguida, os fiéis seguirão a Procissão do Senhor Morto pelas ruas dos bairros da Matriz, Centro e Livramento.