Prefeitura da Vitória inaugura Centro de Referência para moradores de rua

Foto: Luciano Abreu/Prefeitura
Foto: Luciano Abreu/Prefeitura

O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) foi inaugurado na tarde desta quinta-feira (5), pelo prefeito Elias Lira. O serviço da Secretaria de Ação Social já existe há quase um ano, mas recebeu um novo espaço, agora localizado na Rua Miguel de Lagos, 111, no bairro do Livramento. O novo equipamento permitirá a ampliação e a qualificação do atendimento para os adultos que vivem nas ruas.

O Centro POP desenvolve as atividades de abordagem social, monitoramento, acolhida e escuta inicial, entrevista individual ou familiar, retirada de documentação pessoal; encaminhamento para a rede de serviço socioassistenciais; encaminhamento de usuário-dependente de substancias psicoativas para serviços de saúde, encaminhamento para órgãos de defesa de direitos; mobilização e fortalecimento do convívio e de redes sociais de apoio; realiza orientação jurídico-social, busca ativa e ações voltadas ao acesso para o mercado de trabalho.

Foto: Luciano Abreu/Prefeitura

Segundo a coordenadora do POP, Josemilia Pereira, a finalidade do projeto é devolver a autonomia para a pessoa em situação de rua. “A maioria deles vivem em galpões, praças, feiras, rodoviária, posto de combustível desativado, bancos, são analfabetos, excluídos da própria família por conta do uso do álcool, de relacionamentos conturbados, com dificuldade de retomar a vida. Alguns vivem como flanelinhas para obter o sustento, ou na mendicância”, conta.”são pessoas com fragilidade de saúde. Fazemos monitoramento três vezes por semana nas ruas, buscando aqueles moradores de rua que tem dificuldade de chegar até aqui. O serviço existe para abrir possibilidades”, conclui Josemilia.

Segundo dados do Centro POP, mais de 15 pessoas já foram retirados da rua desde o inicio do projeto e 21 estão sendo atendidas, alguns deles andarilhos de passagem pela cidade.

O prefeito Elias Lira destacou que o serviço de apoio é fundamental para recuperar a dignidade e devolver a autonomia dos moradores de rua. “Pedi que fosse feito esse trabalho, precisamos auxiliar essas pessoas que as vezes são esquecidas pela própria família. Nos sentimos felizes por ter um lar, uma família, precisamos ajudar esses irmãos”, afirmou.

Informações da assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *