O deputado Dr. Valdi, do PP, denunciou, nesta terça (24 de março), o congelamento dos valores pagos aos prestadores de serviço do SUS. Ele afirmou que a tabela não é reajustada há dez anos, período em que os custos operacionais aumentaram significativamente, segundo o parlamentar.
Ele citou o exemplo do parto normal. Segundo Dr.Valdi, o SUS paga 443 reais pelo procedimento, sendo aproximadamente 175 ao médico obstetra e cerca de 267 reais para encargos, custos operacionais e outros profissionais, como enfermeiros e técnicos. Ele questionou qual outra categoria profissional está há tanto tempo sem receber aumento.
Dr. Valdi citou pesquisa Datafolha, encomendada pelo Conselho Federal de Medicina, em que a saúde desponta como a principal preocupação dos brasileiros, com 43% das respostas. O deputado afirmou que as baixas remunerações levam à queda da qualidade dos serviços prestados, em prejuízo à população mais carente.
O parlamentar afirmou que a saúde de Pernambuco evoluiu durante a gestão do ex-governador Eduardo Campos, mas os pequenos municípios ainda não conseguem manter profissionais da saúde. Ele registrou que esses trabalhadores migram para centros maiores em busca de melhores salários.
O deputado Pastor Cleiton Collins, do PP, saudou o colega e afirmou que o tema da saúde não pode ficar em segundo plano. Joel da Harpa, do PROS, também congratulou Dr. Valdi, e defendeu o aumento de investimentos no Hospital da Polícia.
Informações da Alepe