Em votação realizada na tarde desta segunda (nove de março), a Assembleia Legislativa elegeu os sete titulares e sete suplentes da Comissão de Ética e o ouvidor-geral da Casa. O deputado Adalto Santos, do PSB, foi eleito para chefiar a Ouvidoria-Geral pelo período de dois anos. O setor é responsável, dentre outras atribuições, por aplicar a Lei de Acesso à Informação, receber, examinar e encaminhar sugestões, críticas, reclamações de pessoas físicas e jurídicas, no âmbito da Alepe.
Para a Comissão de Ética, foram eleitos como titulares os deputad
os Ossésio Silva, do PRB, Eduíno Brito, do PHS, Joaquim Lira, do PSD, José Humberto Cavalcanti, do PTB, Lucas Ramos e Miguel Coelho, do PSB, e Tony Gel, do PMDB. Para a suplência do colegiado foram eleitos Ângelo Ferreira, Clodoaldo Magalhães, Waldemar Borges, todos do PSB, Priscila Krause, do Democratas, Ricardo Costa, do PMDB, Zé Maurício, do PP, e Júlio Cavalcanti, do PTB. A presidência do Colegiado será escolhida em reunião nesta terça (dez de março), às dez da manhã, no Plenarinho três.
A Comissão de Ética da Alepe tem dentre as suas atribuições o dever de zelar pelo funcionamento harmônico e pela imagem do Poder Legislativo, a competência de atuar em matérias relacionadas à disciplina e à ética do parlamentar e em processos disciplinares que envolvam deputados.