Docentes devem cruzar os braços nos próximos dias 8 e 9
Menos de 10% dos professores da rede estadual serão beneficiados com o projeto de lei 79, aprovado pela Assembleia Legislativa de Pernambuco, na tarde desta terça-feira (31). O documento limita o reajuste salarial de 13,01%, previsto pelo Piso Salarial Nacional dos Professores, para profissionais com formação de nível médio (antigo magistério). O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) anunciou que realizariam uma paralisação nos dias 8 e 9 de abril, além de uma assembleia para discutir uma possível greve.
O projeto de lei beneficia, ainda, professores com licenciatura plena e menos de dez anos de serviço no ensino estadual. Porém, neste caso, os profissionais receberão apenas 0,89% de aumento. Dos 49.810 educadores do estado, apenas 4.060 serão beneficiados pelo documento que desconsidera o Plano de Carreiras e achata as perspectivas de melhoria de remuneração.
O Sintepe se reuniu em assembleia em frente à Casa, para acompanhar a votação. Durante a reunião, se descartou a possibilidade de deflagração de greve nesta semana. A categoria ainda anunciou novas paralisações para os dias 8 e 9 de abril. Uma nova assembleia geral dos docentes será realizada no dia 10, onde o sindicato ponderará sobre a deflagração de greve por tempo indeterminado.
Após anuncio da aprovação do projeto de lei, os docentes seguiram em passeata até o Palácio do Governador, onde o presidente do Sintepe, José Fernando de Melo, entregou uma pauta de reivindicações. Durante a manifestação, que aconteceu no início da noite desta terça, a Ponte Princesa Isabel, na área central do Recife.