Em Pernambuco, iniciativa foi lançada em prédio do Movimento Pró-Criança, no Recife.]
Além da abertura do período quaresmal para os católicos, a Quarta-feira de Cinzas também marca o início de mais uma Campanha da Fraternidade (CF). O tema da iniciativa é “Fraternidade: Igreja e Sociedade”, e o lema, “Eu vim para servir”. A data também contou a celebração da Missa de Cinzas, presidida, no fim da tarde, pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, na unidade do Movimento Pró-Criança, no bairro dos Coelhos, área central do Recife.
De acordo com a Igreja, a campanha buscará recordar a vocação dos cristãos e das comunidades de fé a partir do diálogo e colaboração com a sociedade. Não foi à toa a escolha do Movimento Pró-Criança para o lançamento de mais uma edição da iniciativa. “Esta uma das ações da arquidiocese em parceria com a sociedade mais representativas do Estado. Escolhemos como símbolo desse trabalho constante da Igreja e, também, porque a entidade ainda precisa de ajuda para reformar o prédio, que foi destruído por um incêndio”, explicou Saburido.
A CF também terá o objetivo de fortalecer os trabalhos desenvolvidos pelos movimentos e pastorais das 117 paróquias que compõem a arquidiocese, além de estimular o nascimento de outros projetos. “Também mantemos outras ações regulares, como o Comitê de Combate à Corrupção Eleitoral, além de ações de cunho educativo e artístico em parceria com entidades da sociedade civil”, destacou o coordenador arquidiocesano de pastoral, padre Josenildo Tavares.