Apesar do sucesso e da consolidação nos finais de semanas dos vitorienses, os projetos “Ciclofaixa da Vitória” e “Bicicletas Compartilhadas”, promovidos pela Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte, foram engavetados e deixaram de funcionar em Vitória de Santo Antão.
A ciclofaixa estava em funcionamento desde maio. Já as bicicletas compartilhadas – que disponibilizava, com parceria da iniciativa privada, 30 bicicletas gratuitamente para os usuários cadastrados no sistema – era oferecida aos ciclistas desde julho.
Opção de lazer segura, saudável e cultural, a faixa exclusiva para ciclistas trouxe à cidade o sentimento de ter uma cidade melhor, onde o vitoriense curta sua cidade. Por meio do painel de interação do Blog Nossa Vitória, leitores criticaram o fim dos projetos. “Simplesmente retiraram de operação os serviços e sequer avisaram aos usuários”, relatou a internauta Ana Carla. “Lazer na cidade ainda é crítico. Quando algo é criado, não persiste. Até nosso zoológico segue fechado”, lamentou o leitor José Ferreira.
FOGO DE PALHA
Os projetos de incentivo ao uso das bicicletas não são os únicos que fazem parte do arquivo da secretaria de cultura, turismo e esporte do município. Em agosto de 2013, a secretaria lançou o “Culturarte” com a intenção levar a cultura e arte as praças reunindo, música, dança, teatro, teatro de bonecos, artesanato, e gastronomia. Semelhante as bikes, o Culturarte também deixou de ser executado sem nenhum comunicado a população.