O mês é outro, mas o foco no combate ao câncer continua. Desta vez, o alvo é público masculino. O “Novembro Azul” chega com um alerta: Homens a partir de 50 anos devem procurar o serviço de saúde para fazer o exame da próstata.
Para reforçar a campanha mundial de cuidado com a saúde masculina, a prefeitura da Vitória realizou neste sábado (1), no CESV, na Praça Diogo de Braga, uma ação com informação sobre a doença, prevenção e exames gratuitos.
Segundo o urologista Felipe Lira, a campanha busca conscientizar a população masculina sobre a importância da prevenção. “A doença é a segunda causa de morte do homem no Brasil. É uma doença que não apresenta sintomas em sua fase inicial. Todo ano o homem deve fazer o exame do toque, o PSA e conversar com seu urologista para tentar diagnosticar mais precocemente e com isso ter uma oportunidade de cura”, explica.
O urologista também salientou que o fator de risco bem estabelecido para o desenvolvimento da patologia é a idade, além de histórico familiar.
Sem dar bola para o preconceito que existe com o exame de toque e a cultura de o homem não ir ao médico, o agricultor Pedro Martins, 65 anos, residente do Distrito de Pirituba, procurou o serviço de prevenção na manhã deste sábado. “A mulher não, mas o homem é relaxado”, conta ele. “O cabra não liga para saúde, e quando liga, esquece, é cheio de preocupação, de coisa pra fazer. Já fiz uma vez e o doutor pediu para refazer o exame no ano seguinte, não dá pra vacilar”, conta.