A Comissão de Transição do Governo de Pernambuco realizou na manhã desta sexta-feira (14) sua primeira reunião, na sede da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), situada no bairro de Santo Amaro, área central do Recife. Participaram da reunião o coordenador da equipe de transição e secretário da Casa Civil, Luciano Vasquez, o secretário de Planejamento e Gestão Frederico Amâncio, além do ex-chefe de gabinete Renato Thiébaut e o vice-governador eleito Raul Henry (PMDB).
Na reunião foi estabelecida a composição de dois calendários: um para a entrega de relatórios e um que estabelece reuniões entre as equipes dos dois governos. Estão previstas a realização de quatro rodadas de reuniões.
O vice-governador Raul Henry declarou que o processo de transição ocorrerá de maneira “absolutamente tranquila” e “sem problemas”. No entanto, não adiantou possíveis nomes que integrarão o secretariado de Paulo Câmara, declarando que o novo governador o fará publicamente no próximo mês de dezembro.
Luciano Vasquez ressaltou o caráter de continuidade do futuro governo de Paulo Câmara em relação às gestões do governador João Lyra (PSB) e do ex-governador Eduardo Campos, morto no último dia 13 de agosto em um trágico acidente aéreo.
De acordo com o secretário da Casa Civil, Paulo Câmara receberá a mesma “máquina” que vinha sendo objeto da gestão dos dois últimos governadores do Estado: “Paulo Câmara vai receber a mesma máquina que vinha sendo objeto da gestão de Eduardo e de João Lyra. E sabemos que, dentro dessa particularidade, o governador eleito é uma pessoa que tem total conhecimento da máquina”, disse o secretário, ressaltando a intimidade que o novo governador já tem com o modelo, uma vez que foi secretário de três pastas durante as duas gestões de Eduardo.
Luciano Vasquez ainda completou que todas as secretarias devem entregar seus relatórios com informações a equipe de transição: “As informações serão passadas de forma muito clara e é uma determinação do próprio governador João Lyra; serão repassadas todas as informações de cada pasta; nenhuma delas vai omitir ou se ausentar de repassara as informações de como hoje está aquela unidade”, pontuou.
A equipe do secretariado de Paulo Câmara só deve ser conhecida até o próximo dia 15 de dezembro e a equipe de transição tem até o dia 31 de dezembro de 2014 para realizar seus trabalhos.
O objetivo da comissão é informar Paulo Câmara sobre o funcionamento dos órgãos e entidades da administração, além de prepará-lo para futuros atos de gestão.