A reunião foi marcada pelo presidente da Câmara, professor Edmo Neves (PMN), após solicitações do vereador Edmilson Zacarias – Novo da Banca (PSD) e Geraldo Filho (SDD).
Apesar de ser aberta ao público, foi tomado o cuidado de convidar nominalmente alguns representantes de instituições que são diretamente ligadas à festa no município. Os presentes vão poder fazer perguntas para tentar contribuir com o futuro do carnaval de Vitória de Santo Antão.
O Presidente da Associação do Carnaval Tradicional Vitoriense, Gilberto Lorena e o Presidente da Associação de Blocos e Trios de Vitória de Santo Antão, Charles Romão confirmaram presença. “Eu comuniquei a todos os dirigentes dos blocos da cidade, via Associação, e todos que puderem ir, vão”, explicou Romão.
Também confirmou que estará na Audiência Pública, o secretário municipal de Cultura, Esportes e Turismo, Paulo Roberto Arruda. Na noite do dia 26, foi realizado um encontro prévio à Audiência Pública da Câmara, com os proprietários de clubes, blocos e troças, e representantes das associações de agremiações carnavalescas da cidade para apresentar as novas regras que serão exigidas durante o carnaval.
“Já que o Poder Legislativo Municipal não foi convidado para essa reunião da Prefeitura, vamos aproveitar a Audiência Pública para também conhecer e discutir que regras são essas que serão impostas durante a Festa. O que está sendo chamado de ‘Decreto do Carnaval’ precisa ser conhecido por toda a população, por isso é fundamental que o Secretário de Cultura esteja presente” explica o presidente da Câmara, Edmo Neves (PMN).
“Além dos vitorienses interessados, buscamos também o exemplo de outras cidades e convidamos também o Secretário de Turismo de Bezerros, para explicar como foi feito o trabalho de valorização do Carnaval da cidade, tornando a festa conhecida nacionalmente”, explica o ouvidor da Câmara, Luís Boaventura.
“Estamos honrados em compartilhar nossa experiência com o município de Vitória de Santo Antão. O convite ressalta a importância da nossa maior expressão cultural, o Papangu, dentro do carnaval pernambucano”, explica o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Turismo do município, Vando Dias.