PMs (no fundo) fazem segurança nos prédios onde há aplicação do Enem, como na Unicap, no Recife. Foto: Igo Bione / JC Imagem |
Quatro mil policiais militares farão, em Pernambuco, a segurança e a escolta das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos dias 8 e 9 de novembro. O quantitativo é um terço maior que o empregado ano passado, quando a avaliação contou com a presença de 3 mil homens. O aumento do efetivo se justifica porque houve crescimento de 28% no número de participantes no Estado em relação a 2013. Estão cadastrados para responder os testes 432.981 pernambucanos, de um universo de 8,7 milhões de candidatos no País.
Os malotes com as provas chegaram a Pernambuco cerca de quinze dias atrás, segundo o coordenador operacional do Enem no Estado, major da PM Raul Cavalcanti. “Os testes da Região Metropolitana estão guardados em um quartel do Exército no Recife. O restante já foi levado para batalhões da PM ou do Exército no interior”, informa major Raul. Ele se refere aos municípios de Caruaru e Garanhuns, no Agreste, e Arcoverde e Petrolina, no Sertão.
Dos quartéis, os malotes só sairão agora nos dias do exame. Os policiais militares fazem a escolta do material até os locais de realização da avaliação (entre 880 e 900 prédios), em parceria com funcionários dos Correios. “Esses quatro mil PMs atuarão nas escoltas e na segurança dos prédios onde houver aplicação do exame. Há ainda o efetivo da PM que atua ordinariamente no policiamento diário”, destaca o oficial militar.
Haverá testes em 11 das 14 cidades do Grande Recife (Recife, Olinda, Jaboatão, Cabo, Camaragibe, Abreu e Lima, Igarassu, Ipojuca, Moreno, São Lourenço da Mata e Paulista). Ficaram de fora Araçoiaba, Itamaracá e Itapissuma. No interior, o Enem acontecerá em 64 municípios. Há participantes também no arquipélago de Fernando de Noronha.
Uma novidade em relação ao ano passado é o local de monitoramento, por parte da PM, nos dias da avaliação. “Montávamos uma central no Quartel do Derby, no Recife. Este ano estaremos no Centro Integrado de Comando e Controle, da Secretaria de Defesa Social”, explica major Raul. O centro funciona no bairro de São José, no Centro da capital pernambucana, e atendeu, este ano, a grandes eventos como a Copa do Mundo e as eleições. A estrutura será semelhante, com representantes da PM, dos Bombeiros e do Samu.
“Sabemos da importância do Enem, sobretudo este ano, pois não há mais o vestibular da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco). Os estudantes podem ficar tranquilos que estamos empenhados para garantir a segurança nos dias de provas”, destaca major Raul.
NORDESTE – Os malotes de provas dos Estados vizinhos da Paraíba e Alagoas foram trazidos de avião para Pernambuco no início de outubro. Do Recife, seguiram, por transporte terrestre, para os destinos finais. A escolta, nesses casos, ficou sob a responsabilidade da Polícia Rodoviária Federal.