Em Vitória, ordenação do novo bispo da Diocese de Zé Doca (MA) reúne milhares de pessoas

A noite do último sábado (18) foi de emoção e homenagens. A quadra do Colégio Damas – Nossa Senhora da Graça, no bairro da Matriz, em Vitória de Santo Antão, foi palco da Ordenação Episcopal do padre João Kot, que foi escolhido pelo papa Francisco para ser o novo bispo da Diocese de Zé Doca, no estado do Maranhão. Milhares de católicos lotaram a quadra para prestigiar a ordenação.


A cerimônia foi presidida pelo presidente da Comissão Episcopal dos Ministérios Ordenados e Vida Consagrada e arcebispo de Palmas (TO), Dom Pedro Brito. Ele foi bispo de São Raimundo Nonato, diocese onde padre Kot trabalhava.  A consagração foi realizada pelo presidente do Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, e o bispo emérito da Diocese de Zé Doca, Dom Carlo Ellena.

Dom João Kot é primeiro bispo Oblato de Maria Imaculada (OMI) do Brasil. A posse da Diocese de Zé Doca (MA) acontece no dia 08 de novembro. A solenidade será na Praça da Catedral de Santo Antônio de Pádua partir das 19h. A cidade fica à 320 KM da capital São Luís.

Biografia
Padre João Kot nasceu em 10 de maio de 1962, na cidade de Maków Podhalanski, arquidiocese de Cracóvia, Polônia. Em seu país de origem, estudou Engenharia Civil, História da Igreja, Teologia e Filosofia. 

Foi ordenado presbítero em 20 de junho de 1992. Em 1994, veio em missão para o Brasil. De 1995 a 2000, atuou como vigário e administrador na paróquia São José, em Jussaral, município de Cabo de Santo Agostinho (PE). 

De 2000 a 2005, foi administrador da paróquia Nossa Senhora Aparecida e São João Batista, em Vitória de Santo Antão (PE). De 2006 a 2013 foi paróco da paróquia Sagrado Coração de Maria, em Campo Alegre do Fidalgo, na diocese de São Raimundo Nonato (PI). 

Em 2013, assumiu a recém criada paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Capitão Gervasio Oliveira (PI). Em fevereiro deste ano, foi enviado a Sumaré (SP), onde os Oblatos têm casa de formação. Atualmente, padre João Kot é conselheiro da Província Oblata do Brasil, criada em 2003.