O prefeito Elias Lira recebeu em seu gabinete na manhã desta quarta-feira (24), o reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Anísio Brasileiro, e uma comitiva formada pela diretora do CAV/UFPE, Florisbela Campos; pelo coordenador do curso de Saúde Coletiva (CAV/UFPE), Paulo Santana; pelo coordenador Geral do Hospital João Murilo Marcelo Cavalcanti, assessores, representantes da Câmara Municipal e a secretária de Saúde do Município, Veraluce Rodrigues para formalização da implantação do curso de Medicina em Vitória de Santo Antão.
A chegada da graduação e de outros quatro cursos da área de saúde ocorre devido à ampliação física do centro acadêmico da Vitória, resultado de um acordo de cooperação entre a prefeitura da Vitória e a UFPE.
A diretora do CAV/UFPE, Florisbela Campos, falou sobre a parceria. “Os acordos firmados possibilitam a implantação de novos cursos da área de saúde como biomedicina, psicologia, bacharelado em ciências biológicas e medicina. Sem ao aumento físico não seria possível. Para implantar o curso de Medicina é necessário uma estrutura mais complexa, que transpõe a sala de aula. O Ministério da Educação exige uma parceria efetiva entre a Prefeitura com sua rede de unidades de saúde, o Conselho Municipal de Saúde, e todos os hospitais que vão compor o grupo de atores.
Foto: Luciano Abreu/Prefeitura |
A reunião de hoje consolida a intenção da prefeitura da Vitória, do Hospital João Murilo, da Secretaria de Saúde de cooperar para que a implantação do curso de Medicina aconteça e temos a segurança de que isto será feito, porque o curso não sairia do papel sem esse comprometimento. Precisamos de cada um deles, porque eles vão ajudar a formar os alunos. A formação não vem só da escola, mas também da atuação prática”, explicou.
A diretoria também destacou a capacidade estrutural da rede de saúde do Município para implantação do curso. “Sem as unidades de saúde e a qualidade que elas têm o curso não seria para Vitória. Nós já usamos as unidades reformadas pela Prefeitura e elas estão adequadas as necessidades do curso e dos alunos”, afirmou.
A secretária de Saúde, Veraluce Rodrigues, afirmou que isto é resultado do esforço que o município vem fazendo com reformas e construção de mais de 20 unidades de saúdes, a fim de humanizar e melhorar o atendimento da população e condição de trabalho aos profissionais de saúde. “Caminhamos para um maior desenvolvimento do nosso município e da região. É um trabalho árduo, mas que nos presenteia com o reconhecimento de tamanha importância. As nossas unidades permitem uma condição de acolhimento melhor, com salas climatizadas, recepção e com equipamento novos, dando condições de trabalho e pesquisa para os alunos que estão estudando medicina, ampliando ainda mais a qualidade do serviço de saúde” .