Vitória de Santo Antão ganhou um novo cartão postal e uma obra que vai entrar para a história do município. Na noite deste sábado (13), o prefeito Elias Lira inaugurou as Praças da Restauração e 3 de Agosto, no bairro do Livramento, símbolos maiores do projeto de urbanização e revitalização dos espaços públicos do município.
Foto: Luciano Abreu/Prefeitura |
A cerimônia de entrega à população foi acompanhada por milhares de pessoas. O Ato teve início com o hasteamento da bandeira pelo prefeito Elias Lira, o comandante do Tiro de Guerra 07/004, o subtenente Enoque Soares e o presidente da Câmara de Vereadores, Edmo Neves, e as presenças da tropa do Tiro de Guerra e da banda marcial do Colégio Municipal 3 de Agosto. Em seguida a cerimônia foi conduzida pelo padre Rubens, da paróquia do Livramento.
Foto: Luciano Abreu/Prefeitura |
O secretário de Cultura, Turismo e Esporte, Paulo Roberto, lembrou a passagem dos 60 anos da construção da praça e o seu valor histórico, como homenagem aos heróis da Batalha das Tabocas. Responsável pelo desenho arquitetônico da obra, a secretária Executiva de Projetos e Desenvolvimento urbano, Selma Andrade, destacou que além da destaca beleza e da funcionalidade, as praças são investimentos do prefeito Elias Lira na autoestima do povo vitoriense. “Agora temos espaços públicos para conviver e promover o bem estar, espaços pensados de acordo com padrões de acessibilidade, iluminação e paisagismos. Um projeto que vem a atender a uma nova Vitória, que cresce e se transforma a cada dia. Andem pela cidade, vejam como os bairros estão sendo transformados. Daqui a pouco Vitória fará parte da região metropolitana do Recife. Precisamos dar valor a nossa terra, precisamos amar Vitória. Esta é a praça mais bonita do mundo, porque é nossa”, afirmou.
Foto: Luciano Abreu/Prefeitura |
O prefeito Elias Lira destacou os avanços que o município tem alcançado nos últimos anos. “Vitória tem melhorado na educação, na saúde, na segurança, na assistência social, no trânsito, no emprego e todos vocês têm essa consciência. Vitória hoje é um canteiro de obras, uma das cidades que mais desenvolve no Estado este mês foi aprovada a implantação de uma nova fábrica e em breve estará em nossa cidade um moinho vindo da Argentina para dar emprego ao novo povo. Para fazer tudo isso é preciso ouvir o povo e gostar do povo. É preciso ter dedicação e perseverança. Não faço política dando tapinha nas costas, dou emprego, saúde educação e organização. Quando eu sair, deixarei um povo livre e independente” afirmou.
Os artistas plásticos vitorienses Joaquim Augusto Siqueira Ferrer, Fernandes Rodrigues, Gustavo Ferrer Morais de Santana, Deusdedith da Mata Ribeiro, receberam uma homenagem pública pela participação na obra das praças.