Em clima de festa cerca de 150 alunos do ensino fundamental da rede municipal participaram na manhã desta sexta-feira (22), no Silogeu, da final do Leames, projeto da Secretaria de Educação que incentiva o hábito de leitura e aprimoramento da escrita.
Uma comissão julgadora escolheu e premiou os três primeiros alunos com melhor desempenho em leitura. Dois notebooks, prêmio máximo do certame, foi para Carlos Eduardo, do 5º ano da Escola Aglaíres Silva, no Maués e Sheylla Yasmin, aluna do 8º ano, representante da Escola Dr. Ivo, no Livramento, pelos primeiros lugares. A comissão formada pelo diretor do IHGVSA, Pedro Ferrer; pela diretora da Proteção Básica, da Secretaria de Ação Social, Kátia Silva, e pelo jornalista José Edalvo, escolheu os vencedores baseados em critérios como espontaneidade, entonação da voz e aplicação de pausas.
Cada aluno leu trechos selecionados dos livros “No Baque Virado do Maracatu”, de Jussara Rocha Kouryh e “Paranã-puca e o Berço da Pátria”, de Mauricio Melo Junior, ambos da Editora Bagaço. Os livros compõem a cesta de leitura de paradidáticos, distribuída pela Secretaria Municipal de Educação para alunos das escolas da zona urbana e rural.
Foto: Luciano Abreu/Prefeitura |
Ainda emocionada Sheylla Yasmin contou que a conquista foi resultado de um hábito cultivado com dedicação. “Gosto muito de ler. Para essa final li não só o livro do concurso, mas dois outros para desenvolver. Acho importante essa dedicação e não o fiz pelo prêmio, nem pela obrigação, mas pelo prazer de aprender cada vez mais”, conta.
Segundo a secretária de Educação, Maria José Lira, o Projeto Ler e Escrever no Ambiente Escolar começa a estimular uma pequena revolução na vida dos alunos da rede municipal. “Enquanto o aluno não sabe ler ele não avança”, conta. “Este projeto está dentro da escola, com bibliotecas e livros, a fim de estimular o hábito de ler. Os resultados já são satisfatórios e muito positivos. Alguns pais de alunos voltaram a estudar para acompanhar seus filhos na leitura e isso é muito gratificante. Desde o ano passado, participamos do programa de leitura voltado para alunos do 4º ano, da ASPE; o Leames contempla alunos do 5º e 8º ano”, afirma.