Baixas temperaturas seguem até o mês de setembro

Na última quarta-feira (20) termômetros marcaram 23º C em Vitória de Santo Antão.

Nas ruas, o desfile de casacos denuncia. Na internet, todo mundo comenta. Vitória de Santo Antão está aparentemente mais fria do que o normal para o mês de agosto, conhecido pelo ventos fortes. No município, uma das temperaturas mais baixas do mês foi registrada na quarta-feira (20), quando os termômetros marcaram 23º C.

Os registros, entretanto, não são atípicos. Segundo a Apac, o frio é marca da estação na qual estamos, o inverno. “Agosto é o mês mais frio do ano na faixa leste do Estado, que abrange o Agreste, a Zona da Mata e o litoral. Como é um período que também tem ventos mais intensos e provenientes do Hemisfério Sul, temos a sensação de que o frio é mais rigoroso”, comentou o meteorologista da Apac, Roberto Pereria.

A chuva também tem sido uma surpresa. Muitos não esperavam a precipitação que caiu na cidade esta semana. De acordo com Pereira, é comum chover por aqui neste período. “Maio, junho, julho e agosto são os meses em que mais chove nesta parte de Pernambuco. Talvez, a população pense estar chovendo mais do que o normal porque choveu menos do que o habitual nos dois últimos meses”, pontuou o meteorologista.

Por enquanto, o frio continua, mas a partir de setembro os dias cinzas serão cada vez mais escassos. A Apac espera um aumento gradual do calor e a diminuição dos dias de chuva já na segunda quinzena do próximo mês. “A tendência é que a temperatura se eleve e a precipitação diminua, mas nada fora da normalidade”, disse Roberto Pereira.