Prefeito assina ordem de serviço para construção da Praça Paes Cabral

Entre as ruas Major Lins e Paes Cabral, no Bairro Universitário, será reerguido mais um símbolo do projeto urbanístico idealizado pela prefeitura da Vitória de reestruturação do município que revitaliza áreas públicas, devolvendo-as à população com características de espaços de convivência e incentivo às práticas de saúde. Na noite desta segunda-feira (4), o prefeito Elias Lira esteve na localidade e assinou a ordem pública de serviço para início da obra de construção da Praça Paes Cabral. Com prazo de entrega de 90 dias, a obra com valor de R$ 39.144,42 será executada pela Construtora Solo, vencedora da licitação.

Localizada entre artérias primárias que dão acesso a outros bairros e corredor de grande fluxo de veículos a Paes Cabral também contribuirá para melhoria da mobilidade urbana, segundo destacou Selma Andrade, secretária Executiva de Projetos e Desenvolvimento Urbano do município, durante a apresentação da maquete em 3D. “O projeto corrige algumas distorções como as medidas diferentes das ruas. Vamos igualá-las transformando-as em ruas retas. A área será bem iluminada e ganhará um piso ecologicamente correto. A ideia é permitir que os moradores utilizem o espaço como local de lazer”, conta.

Nascido em uma casa em frente a Praça Paes Cabral, na Rua Major Lins, o secretário de Cultura, Turismo e Esporte e diretor da FACOL, Paulo Roberto, destacou que compartilha do desejo acalentado por muitos moradores em ver o espaço revitalizado. “O prefeito Elias Lira não se preocupa só com as grandes obras, mas com aquilo que chega e faz diferença na vida das pessoas. Administrar não é mandar, mas trabalhar em conjunto com Câmara, secretarias e a população”, afirmou.

Foto: Luciano Abreu/Prefeitura
Morador há 39 anos do antigo Sobradinho, como era chamado o local, o bancário aposentado e líder comunitário, Antão Ernando de Souza acompanhou a transformação da comunidade e conta que o lugar é depositário de costumes de uma época. “Antigamente as pessoas ofertavam moedas aos mortos e se acreditava que com isso estava garantido um lugar no céu, reza a tradição. O dinheiro era recolhido pela Paróquia. Hoje esse costume caiu em desuso, mas a Caixa das Almas continua no mesmo lugar. Depois o bairro ganhou o Radar e a FACOL, o pontapé para todas as outras transformações. Hoje 90% das casas da Paes Cabral, antes de taipa, tem primeiro andar”, conta Antão Souza.

O prefeito Elias Lira afirmou que Vitória de Santo Antão é uma das cidades que mais se desenvolve em Pernambuco, mas que tão importante quanto o crescimento é cuidar para que a cidade ofereça qualidade de vida aos seus moradores, garantindo que as obras irão se multiplicar. “Aqui é um local onde as famílias e os amigos se encontram. Dezenas dessas serão construídas por toda a cidade entre elas a do Rotary, dos Borges, a Praça do Anjo, de Lídia Queiroz, os postos de Ladeira de Pedra e de Pacas”, disse. “Na zona rural estaremos fazendo nove reformas em escolas. Inaugurando calçamento em Pirituba”.

Foto: Luciano Abreu/Prefeitura
Ao perceber que uma senhora tinha um pequeno comércio de venda de milho no local, de onde tira o sustento da família, o prefeito Elias Lira pediu para que o projeto arquitetônico contemplasse um quiosque para acomodá-la. “Desde o início vi que essa senhora trabalha aqui. Isto não estava no projeto, mas não vai perder o seu pão”, disse. Dona Maria Aparecida comerciante ali há 21 anos, recebeu a notícia com lágrimas nos olhos. “Fiquei emocionada. É um sonho. Estou muito feliz. Estou aqui há tanto tempo”, contou.

Nesta terça-feira, às 16h, o prefeito Elias Lira visita a localidade de Outeiro, onde dá ordem de serviço para calçamento de diversas ruas e construção de uma praça com Academia da Cidade.

Informações da assessoria