Foto: Luciano Abreu/Prefeitura da Vitória |
Para o cidadão vitoriense o prazo para ter em mãos o RG pode passar de trinta, para no máximo, cinco dias. A mudança ocorre partir desta sexta-feira (27), quando a Prefeitura da Vitória, através da Secretaria de Ação Social, coloca em ação o ‘Projeto Minha Identidade’, uma iniciativa que irá agilizar o processo de aquisição do RG.
Numa ação conjunta com a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, quarenta pessoas semanalmente, serão encaminhadas e atendidas pelo Expresso Cidadão, no bairro do Cordeiro, em Recife.
Nesta primeira etapa, apenas documentos de 1ª via serão confeccionados. Vale lembrar que, a iniciativa não exclui o serviço de emissão do documento, realizado pela Polícia Civil, em Vitória de Santo Antão.
O ‘Minha Identidade’ é destinado a todo cidadão, independente de sexo ou idade, mas irá atender prioritariamente pessoas com perfil comprovado de baixa renda, que estão inseridas em programas como o Bolsa Família, do Governo Federal e o Mais Renda, da prefeitura da Vitória. Os interessados devem procurar o serviço nos CRAS, ou mesmo na Secretaria de Ação Social.
Uma das pessoas beneficiadas foi a estudante Jéssica Maria, de 14 anos, moradora do bairro do Iraque e uma das primeiras atendidas pelo projeto conta que a iniciativa vai facilitar muito a sua vida. “Ainda não tenho documentos, e sem eles não posso fazer cursos de qualificação, nem muito menos trabalhar. Depois da identidade pretendo tirar a carteira de trabalho e o CPF” , conta.
Segundo o Secretário Aldo Manoel, a ideia é viabilizar a expedição do documento, diminuindo a burocracia. “Este é o primeiro passo para a cidadania. Ter Registro de Nascimento, CPF e RG, são itens básicos para exercê-la”, conta o secretário. “Com eles [documentos], o cidadão pode acessar os seus direitos e garantias previstas por lei”, explica.
Para realização do serviço a Secretaria de Ação Social disponibiliza transporte, fornece lanche, apoio logístico, orientação e assessora a população quanto ao processo e a documentação necessária, além do pagamento da taxa de R$ 16,00 para pessoas de baixa renda.
Após a confecção, a carteira de identidade será retirada na Secretaria de Ação Social.